x
Cotia

Equipe da Saúde Mental caminhou em celebração à luta antimanicomial

Equipe da Saúde Mental caminhou em celebração à luta antimanicomial
  • Publishedmaio 23, 2025

Quem passou pela rua onde estão instalados os CAPS de Cotia (Álcool e outras drogas, Adulto e Infantojuvenil) e próximo à Prefeitura de Cotia, na manhã dessa quinta-feira (22/05/2025), pôde observar um grupo caminhando e cantando em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial [18 de maio]. Tratava-se da equipe do programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Cotia, e de alguns pacientes atendidos nos serviços de atenção psicossocial.

A banda formada por colaboradores do CAPS ‘puxou’ o som durante a caminhada que seguiu do CAPS Adulto até uma estrutura montada no recinto em frente à Prefeitura, onde foram recebidos com um café da manhã. A luta antimanicomial é data de 1987, durante o Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, que aconteceu em Bauru, com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”.

A partir daí, os casos de abusos e violação de direitos humanos sofridos por usuários da saúde mental nos manicômios existentes à época foram investigados e combatidos. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços substitutivos, como: os CAPSs, as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivência e as Oficinas de Geração de Renda. A maior conquista desta luta está amparada na Lei 10.216/2001 que determina o fechamento dos manicômios.

Em Cotia, a equipe de saúde mental oferece um serviço humanizado e respeitoso aos pacientes, com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos.

A caminhada contou com o apoio de uma equipe do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Matéria por: Secom Cotia

Written By
admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *