Barueri (SP), 8 de abril de 2025 – Em decisão tomada por maioria (4 a 2), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta terça-feira (8) os diplomas do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita, Cláudia Marques (PSB). Ambos foram condenados por uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais de 2024.
A decisão também tornou inelegível por oito anos o ex-prefeito Rubens Furlan (PSB), que segundo a denúncia também teria se beneficiado da exposição indevida em meios de comunicação. O TRE entendeu que houve favorecimento eleitoral por meio de ações midiáticas fora do período permitido pela legislação.
Apesar da cassação e da inelegibilidade, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o julgamento definitivo, o prefeito e a vice permanecem no cargo.
Os juízes do TRE descartaram, por maioria, a acusação de abuso de poder econômico, mantendo a condenação apenas pelo uso indevido da mídia.
A decisão marca um momento importante na política local, trazendo consequências diretas para as eleições municipais deste ano e reacendendo o debate sobre a utilização das comunicações institucionais e pessoais em pré-campanhas.